Se vestir bem – com 20 lições de estilo de Chanel

 se-vestir-bem-chanel

Os ícones de estilo são referência quando o assunto é se vestir bem. Por isso, trago no post 20 lições de estilo de Gabrielle Chanel. Ela foi responsável por ajudar as mulheres a ter um jeito de vestir mais funcional (já se imaginou debaixo de um espartilho bem apertado?), defendia a simplicidade (alô blogueiras espalhafatosas!) como a chave para a elegância e ainda tem dicas espertas sobre como nossas atitudes diante da vida interferem na aparência. Bora se inspirar?

Sou fã do legado de estilo de Coco Chanel e já fiz menção a ela nesse post aqui. E achei muito banaca essas 20 lições de estilo de Coco que ilustram um post do Brightside.me! Claro que livros e filmes já retrataram a vida de Chanel e muitas de suas criações, que permanecem atuais com o passar dos anos. Quem conseguiu tantas conquistas e é sempre tida como referência mundial em estilo tem muito a nos ensinar sobre como se vestir bem, concordam? Por isso, vamos conhecer esses valiosos conselhos e tentar aplicar em nosso estilo pessoal – sem perder a própria identidade, claro…

1.Simplicidade é a chave para a verdadeira elegância.

Ser simples não significa o mesmo que ser simplória; peças atemporais, com bom corte e acabamento, fazem a gente se vestir bem sem necessariamente lançar mão de um monte de outros artifícios. Essa simplicidade a que Chanel se refere diz respeito não só às roupas: cabelo e maquiagem também servem (ou deveriam servir) para destacar a beleza natural e única que cada mulher possui. Não para transformá-la em outra pessoa, como a gente vê tanto por aí.

the-sartorialist-simplicity
Foto: thesartorialist.com
the-sartorisalist-elegance
Foto:thesartorialist.com

2. É impossível para a mulher ficar em um momento ruim quando ela está usando um belo look.

A forma como a mulher se veste também dá a tônica de sua autoconfiança e de sua postura frente à vida! Faça o teste (eu fiz, dá certo!): num dia ruim, se arrume mais do que o de costume. O resultado é surpreendente e nos leva à próxima lição:

elegant-woman-thesartorialist
Foto: thesartorialist.com

 3. Quanto pior uma mulher está se sentindo, melhor ela deve se apresentar.

Chanel era mulher extremamente criticada por conta de seus relacionamentos amorosos casuais, inadmissíveis no início do século XX, e pelo seu próprio estilo de vida: as mulheres ainda não ocupavam posições de destaque no mercado de trabalho, e mesmo o mundo da moda era dominado por homens. Certamente ela buscava se vestir bem nos seus piores dias para enfrentar toda sorte de preconceitos de cabeça erguida.

Princess-Diana-Style-Icon-and-Woman
Lady Diana:todo mundo tem problemas. Mas sempre divando, por favor!

4. Algumas pessoas acham que o luxo é o oposto da pobreza. Não é. É o oposto da vulgaridade.

Essa é uma das minhas frases de Chanel favoritas! Se vestir bem não tem a ver com o quanto de dinheiro você desembolsa numa peça. É a forma como veste, a atitude que leva. O conjunto da obra, que pode ser primoroso ou desastroso!

paula_620_afp_
Miga, sua louca

5. Não há mulheres feias, e sim preguiçosas.

Chanel era contra mulheres desleixadas. Toda mulher, independente de sua idade, peso ou posição social, tem algo bonito a ser ressaltado. O que não dá é para passar o dia todo descabelada e de moletom, né?

Não faça a Glenn Close. Não é legal.
Não faça a Glenn Close. Não é legal.

 6. Um vestido pode parecer bom no cabide, mas não te diz tudo. Você só pode julgá-lo quando uma mulher o veste, quando está movendo seus braços e pernas e curvas da cintura.

O mesmo vale para sapatos que são lindos na prateleira, mas impossíveis de calçar. Roupa bonita é roupa na qual a mulher pode se movimentar com segurança.

É possível perceber, antes de sair de casa, que o vestido vai rasgar na bunda!
É possível perceber, antes de sair de casa, que a roupa vai rasgar na bunda!
7. Se você tem pernas tornas, use um belo decote.

Lembram do post sobre estilo de roupas e tipos de corpo? Não faz mal valorizar os “pontos fortes” e disfarçar os “pontos fracos”. Mas, quando a gente se ama, mostra as perninhas finas mesmo – tipo eu!

8.Seja uma lagarta durante o dia e uma borboleta à noite. Não há nada mais confortável do que uma lagarta e nada mais feito para o amor do que uma borboleta. Precisamos de vestidos que rastejam e vestidos que voam.

A frase de Chanel também tem a ver com toda a conjuntura do início do século XX: mulheres que precisavam trabalhar, mas que também eram esposas dedicadas. Não que devamos assumir uma postura submissa, a serviço dos homens; só que ao contrário deles, dispomos de uma variedade enorme de roupas adequadas às mais diversas ocasiões: seduzir, conquistar…

Rá!
Rá!

9. Cuidar de como é sua aparência tem de começar em seu coração e em sua alma. Produtos de beleza por si só não vão ajudar.

Chanel era chegada num creminho, mas sabia que a forma como a gente encara a vida se reflete naquilo que vemos no espelho – e naquilo que as pessoas veem também. Uma mulher verdadeiramente feliz por dentro é o que faz uma mulher bonita por fora!

beauty-1132641_960_720

10. Aos 20 anos, uma mulher tem o rosto que a natureza lhe deu. Aos 30, o rosto que fez para si mesma. E aos 40, o rosto que merece.

Ela não falava só sobre a arte de se vestir bem, mas também defendia princípios de beleza que a acompanharam por toda a vida. Cuidar da aparência de forma preventiva é, para ela, um dos segredos de uma beleza duradoura. Por sinal, falei sobre isso no post de medidas para salvar a pele!

11.A verdadeira beleza dura para sempre, mesmo quando a própria beleza externa desaparece. Mas as mulheres , por algum motivo, se esforçam para ficar bonitas em vez de tentar se tornar bonitas.

 Beleza acompanhada de inteligência e senso de humor é uma beleza que se eterniza.

Diva
Diva

12. Se você já foi surpreendido com a beleza de uma mulher mas não consegue lembrar o que ela estava vestindo, então ela estava vestida com a roupa perfeita.

Uma roupa não deveria ser capaz de se sobressair a quem a veste. Simples assim. Também me lembrou outra frase dela que não está na lista: “vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”. Ô!

13. Perfume é um acessório de moda invisível mas indispensável e insuperável. Ele anuncia a entrada de uma mulher e lembra outros de quando ela os deixou.

Natural que a criadora do Chanel número 5 tenha dito uma frase dessas! E que uma louca dos perfumes como eu concorde em gênero, número e grau…

perfume-791698_960_720

14. Nada faz uma mulher parecer mais velha do que quando ela tenta desesperadamente parecer mais jovem.

Tipo isso:

jocelyn-wildenstein
Miga, pára

15. Não tente parecer mais jovem. Ninguém pode dizer que é jovem aos 50, mas ainda conheço muita gente dessa idade que está melhor do que muitas mulheres mais jovens.

16. A idade de uma mulher não é importante. Você pode parecer maravilhosa aos vinte, continuar incrível aos quarenta e irresistível pelo resto da sua vida.

Para mim as duas mulheres abaixo, que já ultrapassaram os 50, são lindas e sabem (muito) se vestir bem:

Ines-de-la-Fressange_quO
A maravilhosa Ines de la Fressange
Jane Fonda, sua linda
Jane Fonda, sua linda

17. Quando estiver pondo acessórios, retire a última coisa que colocou.

Chanel caía para dentro nos acessórios, mas normalmente ela caprichava mais ao usar looks sóbrios. O problema é que tem gente que quer usar tudo de vez: brilho + acessórios+ sei lá o quê.

(sem comentários)
(sem comentários)

18. Aqueles com bom gosto usam adereços. Os que não têm se contentam com ouro.

Mais do que ostentar joias, para Chanel o importante é o efeito que elas produzem: bijus de bom gosto valem mais do que jóias verdadeiras, porém bregas e extravagantes.

19.A sensação de liberdade é sempre elegante.

20. A moda passa. O estilo permanece.

A frase não está na lista, mas é a que eu mais gosto! Tem tudo a ver com o slogan do Diário d Estilo: moda vem e vai, estilo é o que fica! E é verdade, gente: o nosso estilo é o que realmente nos diferencia e o que faz qualquer item da moda ter a nossa cara. Se vestir bem não é juntar roupas supostamente bonitas: é dizer uma mensagem de quem a gente é por meio delas.

vestido-modelo-safari

É isso, espero que gostem! Alguém se identificou com algumas dessas frases notórias de Chanel?

Bjus

2 ideias sobre “Se vestir bem – com 20 lições de estilo de Chanel”

  1. Gabriela Sales disse:

    ADOREIII… Os n° 1, 4, 12, 19 e 20 são os q mais me identifico, mas o meu favorito é, com com certeza o 19!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *