Trip Advisor: 5 dicas espertas para iniciantes e iniciados

girl-548946_960_720

Quem inventou o Trip Advisor, em minha humilde opinião, é um gênio. Imagine criar um site onde é possível visualizar milhões de opiniões honestas de pessoas do mundo inteiro sobre hotéis e similares, atrações turísticas, restaurantes… E com o aperfeiçoamento da plataforma, já é possível pesquisar preços do hotel preferencial e fazer a reserva lá mesmo. Eu adoro! Comecei como muita gente – pesquisando destinos e coisas para fazer – e com o tempo (e o incentivo das pontuações no Multiplus Fidelidade), acabei me tornando colaboradora mestre! Pois bem…com a avalanche diária de opiniões, como obter o melhor da melhor plataforma de pesquisas de viagem? Vem comigo:

Conhecer o seu próprio perfil de viajante

O que é bom para mim pode não ser tão bacana para você, certo? Isso significa que se deve ter em mente o que é mais importante para você mesmo na sua pesquisa. Exemplo: hotel bem localizado é uma prioridade sua, porque gosta de ter acesso fácil a transporte público durante a viagem. Filtrar esses aspectos com base em suas necessidades e preferências vai te fazer obter as melhores informações. Isso vale também para filhos, orçamento, acessibilidade, amenidades indispensáveis, objetivo da viagem (negócios, descanso, aventura) e tudo o mais.

chile-concha-y-toro
Se seu negócio for turismo etílico…

Avaliar o avaliador

Sempre priorizei ler relatos dos viageiros com mais opiniões publicadas – e a quantidade de votos úteis também é um termômetro importante. Isso porque a experiência em viagens é cumulativa, portanto mais confiável! A nacionalidade do avaliador também serve de filtro, já que aspectos culturais e padrões econômicos interferem no opinativo final. Pense que um austríaco, por exemplo, pode reclamar do calor excessivo em um quarto, sendo que um ventilador de teto é mais do que suficiente para você em termos de conforto térmico.

Também estranho quando há incongruência entre a pontuação geral (a das bolinhas verdes) e os comentários. Avaliações cheias de erros de português me desculpe, nem termino de ler!

frança-colmar-passeio
Pode confiar nas minhas avaliações! : )

Identificar aquilo que aparece mais nas avaliações

Muito dificilmente um aspecto (seja ele positivo ou negativo) que frequentemente aparece nas avaliações não corresponde à verdade. Para o bem ou para o mal, preste atenção no que é mais comentado e fuja das roubadas. Também é importante seguir a ordem de recência, já que às vezes um problema que um local apresentava anteriormente, e que era alvo de críticas, foi solucionado.

Tomar cuidado com as marcações

Existem nada menos que 16 categorias de hotel no TA! Porém, como se tratam de termos subjetivos, fique à vontade para usar o filtro, porém sem desconsiderar as outras categorias. Um hotel bem bacana pode não estar referenciado com o mesmo filtro que você pensou (mas outros pensaram). E nem sempre as melhores opções são as mais caras. A subjetividade é, no meu entendimento, ainda maior nas avaliações de restaurantes. Alguém não gostar de uma comida não significa, em definitivo, que ela não seja boa! E às vezes o contrário acontece: vamos cheios de expectativa a um lugar cheio de comentários elogiosos e vivemos uma pequena decepção…

As estrelas dos hotéis de Paris podem te enganar direitinho
As estrelas dos hotéis de Paris podem te enganar direitinho

E, por último…

Não considere apenas o Trip Advisor na hora de viajar!

Gente bem informada como eu e você pesquisa muito antes de formatar uma viagem, ou mesmo antes de ir a um lugar diferente para comer. Outras fontes bem legais:

www.viajenaviagem.com.br – o blogueiro Ricardo Freire mostra roteiros prontinhos, opções de hotéis (alguns caros demais na minha avaliação), de forma bem divertida de ler.

www.melhoresdestinos.com.br – o MD tem até aplicativo de celular e é fera na busca por passagens aéreas baratas, mas também tem guias de viagem e relatos de experiências em companhias aéreas.

www.decolar.com – atire a primeira pedra quem nunca fez uma simulação de preço de passagem no Decolar e depois foi fechar a compra no site da própria companhia aérea! Nesse quesito, o aplicativo Skyscanner é também bem legal!

www.hostelworld.com – o conteúdo do site é em inglês, mas é uma fonte confiável de pesquisas (e de reservas) de hostels, boutique hotels, campings… Também conta com avaliações e permite efetivar reserva, desde que seja pago 10% do valor total da hospedagem.

www.mochileiros.com – Uma grande comunidade de viajantes compartilhando dicas sobre roteiros, opções de deslocamento (isso é o que eu acho mais legal) e outras informações valiosas para quem está planejando um destino, principalmente se este for pouco convencional.

E claro que do Diário de Estilo também tem um monte de dica, bora acessar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *