Como fazer brigadeiro gourmet – chocolate e leite ninho!

fazer-brigadeiro-gourmet

Se você acha que vou te ensinar como fazer brigadeiro daquele jeito que você já conhece (para ficar comendo na panela em frente à TV depois que briga com o namorado), tá muito enganada! O brigadeiro do DDE é gourmet, leva menos gordura que os tradicionais e pode até virar presente!

Tradicionalmente as receitas do DDE são pouco calóricas, pobres em gordura e, preferencialmente, sem lactose e sem glúten. Mas sempre digo que o importante é viver com equilíbrio, e mesmo eu não abro mão de um docinho! Como 99% da população brasileira, adoro brigadeiro e ando apaixonada pelas versões gourmet que vendem nas brigaderias, que coisa boa!!! Não sou especializada nisso e as receitas de brigadeiro que vou ensinar logo mais são fruto de pesquisa e experiência mesmo – mas quem come, super aprova! Aproveito para ensinar também como fazer brigadeiro de forma que ele não fique “puxa-puxa”. Prefiro um brigadeiro macio e tem uma certa mandinga para que a gente consiga esse efeito em qualquer tipo de brigadeiro que você resolva fazer.

Aprecie essa delícia com moderação! Ambas podem virar brigadeiro de colher ou de copinho, bem legais para colocar em uma festa também.

Como fazer brigadeiro gourmet de leite ninho

Brigadeiro de leite ninho é obsessão recente. Faça e você não vai se arrepender!

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa cheias de leite em pó (usei a marca Ninho mesmo)

4 colheres de sopa de leite líquido desnatado

1 colher de sopa de óleo (esqueça manteiga e margarina!)

leite em pó à parte para a cobertura do brigadeiro

Faça uma “meleca” com as colheres de leite ninho e o leite líquido. Fica assim:

receita-brigadeiro-gourmet

Gosto de fazer à parte para evitar que o pó fique empelotado. Aí você coloca todo o leite condensado na panela, a mistura acima e o óleo, mexendo tudo a frio. Apenas após homogeneizar a mistura, leve ao fogo. De preferência, em fogo bem baixo. E de preferência, em panela grossa.

brigadeiro-leite-ninho

Mexa pacientemente até que o brigadeiro ferva. Primeiro ele fica bem mole e depois vai recuperando a textura. Quanto mais tempo passar ao fogo, mais firme fica no final. O importante é que ele desgrude da panela, sinal de que o brigadeiro está bem cozido… Após desligar o fogo, passe o brigadeiro para um prato untado com óleo, e espere esfriar antes de moldar as bolinhas. Margarina não faz parte da minha vida e evito manteiga também, então untei a mão com óleo mesmo.

como-fazer-brigadeiro-branco

Passe no leite em pó e seu brigadeiro de leite ninho tá pronto!

 Como fazer brigadeiro gourmet de chocolate

O brigadeiro gourmet de chocolate tem alguns segredos: quem ensina como fazer brigadeiro na internet é unânime em afirmar que só usa o chocolate da marca Barry Callebaut para fazer. Eu tinha o produto em casa, mas outro dia tentei sem ele e também deu muito certo! O principal é esquecer o maldito achocolatado em pó (o velho Nescau e similares, que só tem gordura e açúcar, e substituí-lo por cacau em pó ou chocolate em pó com alto percentual de cacau). Então as duas opções são válidas, depende de você encontrar o chocolate belga ou não!

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de leite ninho

2 colheres de sopa de leite líquido desnatado

5 colheres de sopa cheias de cacau em pó ou 3 colheres de sopa de cacau em pó + 3 colheres de sopa de chocolate ao leite Barry Callebaut (aqui é uma ordem de grandeza, quanto mais dark se desejar o brigadeiro, mais cacau será necessário adicionar).

Faça a mesma mandinga ensinada no brigadeiro branco; e, da mesma maneira, misture na panela todos os ingredientes a frio antes de colocar o brigadeiro para cozinhar.

Vale a mesma coisa: fogo baixo e panela grossa, para o brigadeiro não queimar no fundo e cozinhar vagarosamente.

Após o cozimento e após ele esfriar, você pode usar miçangas de chocolate ou mesmo chocolate em pó nas bolinhas. Fica super diferenciado!

Fiz uma bandeja (na correria de sempre) para a turma da academia; desculpa a falta de modéstia, mas foi sucesso total!!!

como-fazer-brigadeiro-gourmet

 Espero que façam e comentem comigo o que achou! E lembre de colocar seu e-mail para ser atualizado das receitas publicadas aqui no DDE de forma comedida, sem entupir sua caixa de spam.

Bjs

2 ideias sobre “Como fazer brigadeiro gourmet – chocolate e leite ninho!”

  1. Nossa que delícia de brigadeiro!!! Fui no céu e voltei, mas vou fazê-lo para de fato provar né gente…. Mas tenho certeza que esse brigadeiro é SUCESSO!!
    Essa delícia me fez lembrar de uma sobremesa que comi no último fim de semana, acho q o nome era brigadeirão….
    Beijos DDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *