Como fazer churros sem glúten – sim, é possível!

como-fazer-churros-fit

Se alguém um dia se perguntou como fazer churros sem glúten eu tenho a resposta! Rs intencionava fazer apenas uma receita de churros assados, mas o que era para ser apenas uma versão menos gordurenta virou um verdadeiro churros fit! E você aprende mais uma pérola culinária aqui do DDE…

Tudo começou  quando eu assistia ao Programa Fazendo a Festa, do GNT. Estava para mudar de canal quando anunciaram uma receita de churros assado. Meu coração, claro, bateu mais forte.

Após anotar tudinho, parti para a cozinha na saga de descobrir como fazer churros ainda mais saudáveis que os exibidos no vídeo. Eis que baixou o espírito da Bela Gil…

bela-gil-memes

O resultado é um churros bem sequinho, ótimo para fazer daqueles pequenininhos que a gente meleca no copo de doce de leite! A parte mais chata de fazer é colocar no formato certo (ando com as mãos fracas por causa do dodói), mas não é nada muito complexo de fazer, juro!

Como fazer churros sem glúten – ingredientes

 A massa de churros leva o seguinte (reduzi a receita original e tentei reduzir a gordura também):

Meia xícara de polvilho azedo

Meia xícara de água

2 colheres cheias de manteiga

1 pitada de sal

1 colher de sopa de açúcar mascavo

2 ovos pequenos

A primeira coisa a fazer é misturar a frio a água, a manteiga, o sal o açúcar na panela que vai ao fogo. Coloque para ferver.

como-fazer-churros

Baixe o fogo ao mínimo e acrescente todo o polvilho. Para que não empelotasse de jeito nenhum, resolvi usar uma peneira e ir integrando esse polvilho aos pouquinhos…

receita-de-churros

Misture muito e só desligue o fogo quando a mistura estiver desgrudando da panela. A massa deve estar uniforme.

Feito isso, a gente passa o churros para uma tigela. Hora de acrescentar os ovos. Antes, bata bem para misturar as claras às gemas.

como-fazer-churros-sem-gluten

Após misturar muito os ovos à massa, o churros está pronto para ser assado. Antes de fazer os tubinhos, aqueça o forno em potência média.

Passe toda a massa para um saco de confeiteiro e, usando um bico em formato de estrela, vá arrumando os churros em uma assadeira – se possível, antiaderente –  previamente untada com óleo (bem pouco, umas três gotas são suficientes para uma assadeira de tamanho médio).

como-fazer-churros-assados
Parecem minhocas!

Hora de assar o churros!

receita-churros-caseiro

Eles levam aproximadamente 30 minutos para ficarem prontos. Claro que a partir de um determinado tempo tem de ficar de olho no forno. Ainda virei os lados para que ambos ficassem dourados – e ficam mesmo!

churros-sem-gluten

Veja que eu não polvilhei o churros com o tradicional pozinho de açúcar e canela – como fica sem gordura, precisaria besuntar o churros em alguma coisa como os caras do carrinho fazem, mas a ideia foi deixar nosso churros o mais magrinho possível, neam…

Antes que alguém me crucifique, o doce de leite NÃO é fit! Mas existe uma marca de doce de leite sem açúcar que é bem digna, a Delacasa. Também recomendo, mas a que tinha lá em casa era Aviação mesmo…

Outras marcas de doce de leite que ganharam meu coração:

La Sereníssima – uma das nossas melhores representantes nacionais.

Viçosa – ir a Minas Gerais e não comprar um pote de doce de leite Viçosa é um verdadeiro crime! Top das galáxias e ótimo pretexto para furar a dieta.

La Salamandra – esse doce de leite argentino já tem lugar cativo em meu coração e a Wine vende em território nacional.

Lapataia – conheci no Uruguai e não larguei mais. Ótimo custo-benefício!

Depois da aula de gordice, voltemos ao churros…

Outra coisa legal é que dá para congelar a massa de churros e assar depois! Opção prática para ter sempre essa maravilha em casa. O segredo é fazer a mesma coisa da receita de pão de queijo vegano: colocar para congelar na assadeira, e apenas depois que a massa ficar dura, juntar tudo num saquinho ou vasilha plástica.

Só tenho uma coisa a te dizer: fica bom demais da conta!

churros-fit-gluten-free

Aí você faz e depois vem me agradecer por ter ensinado esse segredo! Rs

E se você chegou agora no DDE, cadastre seu e-mail e tenha acesso a muitas outras delícias (quase sempre) saudáveis…

Bjus

4 ideias sobre “Como fazer churros sem glúten – sim, é possível!”

    1. Oi Nanda! Vc ainda não viu nada, quando minha cozinha ficar pronta vão sair de lá muitas delícias fit…Rs bj

  1. Ameiiiii a dica, Mariana!!!
    Quero fazer JÁ. Só preciso comprar esse saco de confeitaria agora 😛

    Suas receitinhas são sucesso :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *