Como fazer guacamole – e sour cream, e salsa roja…

receita-de-guacamole

Guacamole se tornou uma das minhas paixões há bastante tempo – sim, sou entusiasta da cultura hispânica de forma geral e isso se estende à gastronomia! E te ensino no post como fazer guacamole – juro que minha versão é campeã! Rs Já me disseram que meu tempero é mais saboroso do que muito restaurante da cidade…

Tudo começou com a amizade que fiz com um mexicano e que, via Whatsapp, perdura até hoje! Sou praticamente autodidata em espanhol e, sob influência do querido Oscar, me interesso por tudo que diga respeito aos nossos hermanos: história, língua, cultura…e comida! Uma homenagem recente foi feita com churros fit e a receita de guacamole, assim como outros acompanhamentos, também pode ser considerada fit! Sem glúten nem lactose, uma legítima guacamole reúne sabor e saúde na mesma tacada. Então ponha seu sombrero, tome um gole de tequila (primeiro o sal, depois o líquido e por último o limão, certo?) e vamos à receita!

Como fazer guacamole

 A versão abaixo rende bacana para quatro pessoas:

1 abacate grande – o mais maduro que você encontrar

1/2 cebola picadinha

1 tomate picadinho sem sementes

cheiro verde à gosto (sou generosa)

sal

azeite de oliva

vinagre (de arroz, de maçã, etc.)

pimenta malagueta (seu gosto da a tônica do nível de ardor do prato)

pimenta do reino

dois a três limões, dependendo de quanto de suco deles se extraia

Super, hiper, mega fácil: comece descascando e picando o abacate em tiras, sem muito esmero. Tem gente que terminaria aí, eu gosto de amassar com um garfo, deixar a guaca mais cremosinha.

como-fazer-guacamole

Junte a cebola. Nessa hora, gosto logo de colocar o vinagre, porque ele vai reduzindo a acidez da cebola e tirando aquela coisa que eu não sei o que é, mas que faz a gente ficar lembrando dela na boca horas depois!

Coloque o tomate e o cheiro verde, que deve estar bem macerado para liberar o sabor. Misture bem…

comida-mexicana-receita

Parta para o tempero: esprema o limão por cima da mistura; coloque sal, pimenta malagueta (eu jogo mesmo umas três doses que a própria garrafa do molho libera), pimenta do reino e azeite, muito azeite de oliva. Misture mais uma vez e vá regulando os temperos. Cuidado com o excesso de sal!

O importante é que a guacamole fique um tempinho na geladeira antes de ser servida, de forma que o tempero possa maturar bastante e você se sinta um autêntico chef mexicano! Se quiser fazer de um dia para o outro, fica melhor ainda!

Como fazer guacamole é ou não é coisa mais besta desse mundo?

Amo fazer também outros acompanhamentos para tortillas, torradinhas e batata frita tipo Pringles. Não tem? Bota no pão, com cream cracker…

Como fazer sour cream

 Quem ama sour cream levanta a mão!

Sour cream, ou creme azedo, também faz uma verdadeira festa na boca e, claro, revelo todos o segredos de como fazer. Moleza e fica uma delícia!

sour-cream-como-fazer

Ingredientes:

1 caixa de cream cheese

1 caixa de creme de leite

sal

dois ou três limões

A brincadeira começa com o cream cheese: passe-o para uma tigela (deixe um poquinho para o final) e amasse bem com um garfo. Acrescente o creme de leite aos poucos, para que os dois fiquem bem misturados. Em seguida, tempere com limão e sal; aí conto com sua sensibilidade para ir regulando a quantidade de limão e de creme de leite…

No final, coloque o cream cheese restante e, assim como a guacamole, reserve na geladeira antes de servir.

guacamole-receita

Um “molho” de tomate apimentado também vai muito bem nessa farra aqui! E ele é feito da seguinte forma:

Como fazer salsa roja

 Também pensando numa night com quatro pessoas bem servidas (e os três dips servidos juntos!), os ingredientes são:

1 lata de tomate pelado

1/2 cebola picadinha

cheiro verde picado

dois ou três limões

sal

pimenta do reino

azeite de oliva

pimenta malagueta

vinagre a gosto

Os tomates recomendo que não sejam cortados grandes nem pequenos demais. Despreze o molho, senão fica excessivamente líquido.

guacamole-mexicano-original

Da mesma forma que a guacamole, vá acrescentando os ingredientes, dando especial atenção à cebola e ao cheiro verde, que gosto sempre de colocar pertinho do limão e do vinagre para maturar bastante o tempero…

Após temperar, também deixe descansando em geladeira. Recomendo que tudo fique lá por, no mínimo, uma hora.

Depois disso, arrume uma mesa bonita e faça uma verdadeira festa dos sentidos!

guacamole-receita-original

receita-de-guacamole

As tortillas eu comprei prontas, mas dá pra fazer também.

É isso minha gente boa! Essa receita é boa demais, adoro fazer para reunir pessoas queridas de um jeito super descontraído…

Ficou alguma dúvida? Comente! E se você acabou de conhecer o DDE, que tal cadastrar seu e-mail para ter acesso VIP a muitas outras delícias?

Bjs

2 ideias sobre “Como fazer guacamole – e sour cream, e salsa roja…”

  1. Vou me aventurar pelas bandas do México, depois te conto. Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *