Como fazer tortilha espanhola – sem batata!

como-fazer-tortilha-sem-batata

Aprendi a fazer – e a comer – tortilha espanhola na Espanha (a grafia correta é tortilla), mas claro que queria testar uma versão fit dessa receita. Uma substituição bem simples vai deixar sua tortilha espanhola mais nutritiva e proteica – e te garanto, fica uma delícia!

Fiz um curso de espanhol na Universidad de Salamanca há muitos anos, e tomei a sábia decisão de morar em casa de família durante as aulas. Além de a Marina ter me tratado com muito carinho, descobri a simplicidade que é fazer uma autêntica tortilla, que leva basicamente três ingredientes: batatas, cebolas e ovos! Quer coisa mais besta? Mas amiga, a gente é fit e tenta sempre fazer versões mais saudáveis dos pratos para segurar o manequim, né?Importante registrar ainda que é uma receita sem glúten e sem lactose, tanto na versão fit quanto na versão fat hahahha. Então fica combinado assim: eu faço um passo-a-passo da receita de tortilha na minha versão fit, e também explico a receita tradicional, aquela para impressionar os amigos no final de semana, beleza? #fofa

Receita de tortilha espanhola fit

Para uma unidade (quase o diâmetro de um prato), você vai precisar de:

2 ovos

1/2 cebola picadinha

1/2 tomate picadinho

alguns pedaços de pimentão (opcional, não precisa se não gostar)

3 fatias de peito de peru ou 1 xícara de frango desfiado (usei peito de peru)

1 colher de sopa cheia de amido de milho (a boa e velha Maizena!)

Sal e pimenta do reino para temperar

Azeite de oliva

A receita começa com os ovos. Bata bem para adicionar ar e deixar sua tortilha bem leve.

como-fazer-tortilha

Acrescente aos pouquinhos a maizena, tomando cuidado para não empelotar. Para garantir que sua tortilha espanhola não fique cheia de bolinhas, você pode peneirar a maizena, misturando delicadamente à massa.

Nesse momento, tempere com sal (usei uma quantidade bem moderada, já que o peito de peru é rico em sódio), e adicione a cebola, o tomate e o pimentão, assim como o peito de peru. Misture bem.

receita-tortilha-espanhola-fit

Aqueça uma frigideira antiaderente com azeite. Use aproximadamente uma colher de sopa e espalhe bem.

Despeje rapidamente a massa, distribuindo por igual o “recheio”. Fica mais ou menos assim:

como-preparar-tortilha

Espere para que o lado doure. Em seguida, vire de vez (é rápido mesmo, para que o recheio não solte todo. Deixe o outro lado dourar bem também.

2016-02-03_10.47.46

Feito isso… sua tortilha espanhola sem batata está pronta! Na hora das fotos, eu a virei direto no prato, de modo a não precisar pegar por baixo, correndo o sério risco de desmantelar a coitada.

como-fazer-tortilla

Ah, legal…que diabo de tortilha espanhola é essa que nem batata tem? É gente, batata é vida, é luz e alegria. Mas infelizmente é um alimento pobre em termos de nutrientes, além de ser fonte de carboidrato – que claro, também é importante – mas que a gente evita de certa forma. Acho que uma coisa como essa vale para almoço ou mesmo jantar (tirando um pouco do excesso de óleo, né?).

Tortilha espanhola de batata – a verdadeira tortilha espanhola!

 Ao invés do mimimi fit, a diferença é que vai…batata!

Para dois ovos, acho que fica bom uma batata grande ou duas pequenas.

O processo é o mesmo. Deixe a batata e a cebola picados antes de começar a bater os ovos, acrescentando-os em seguida. Tempere apenas com sal e pimenta do reino que já fica dos deuses.

Agora vem a mandinga!

Nada de cortar a batata em cubinhos, senão ela não “cozinha” direito. A Marina pegava uma faca pequena, daquela de legumes, e ia quase “raspando” a batata (já descascada, claro), tirando lascas finas. A cebola seguia o mesmo princípio. A velocidade usada por ela (haja habilidade!) era coisa de doido.

Para não grudar na panela, a Marina usava uma quantidade bem generosa de azeite, que tem de estar sempre bem quente antes de a massa de tortilha ser despejada. Ao final, a batata fica cozida, porém firme. Não fica molenga como a gente costuma comer por aqui. Uma escumadeira resolve bem na hora de virar os lados.

Bem, é isso! Espero que provem e aprovem… Lembre que é muito simples ficar atualizado das receitas novas aqui do DDE: cadastre seu e-mail e seja moderadamente notificada/o das novidades! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *