Estilo hippie – chic, espero eu!

detalhe-hippie-chiqueÀs vezes me visto de modo menos formal, e um dos artifícios de estilo que uso nessas ocasiões é o hippie chic, que busca referências no movimento cultural iniciado nos EUA na década de 60, mas que explodiu em solo brasileiro apenas na década seguinte. Seus princípios básicos são conforto e elementos do oriente. E… quer saber? O estilo hippie está mais atual do que nunca! Os looks hippie a seguir provam isso.

Um pezinho nas décadas de 60-70 e vários elementos do estilo hippie estão presentes em diversas coleções de moda das últimas temporadas, e atire a primeira pedra quem, por exemplo, não aderiu à chamada calça flare – que nada mais é do que uma releitura da calça boca de sino tão usada por hippies e não hippies entre as décadas de 60 e 70. Em nosso alerta de tendências outras coisas como franjas e suede também foram vistas na passarela da SPFW.

A ideia do post é a gente ver:

-Pitadas do movimento hippie e sua influência na moda e estilo;

-Looks que fazem referência ao estilo hippie chic.

Continue lendo!

O movimento hippie e seu legado na moda – o hippie chic

estilo-hippie-chic

É preciso frisar que o movimento hippie dizia respeito a todo um estilo de vida contrário a valores vigentes na época. Milhares de jovens americanos foram convocados para participar da Guerra do Vietnã e acabaram tendo acesso à cultura e religião orientais. Sob essas influências e chocados pelas mazelas da guerra, acabaram se voltando contra o poderio bélico e qualquer conflito armado, o que se resume na famosa frase “paz e amor”. Mas não era só isso. Os jovens almejavam mais espaço para suas opiniões na sociedade e defendiam, entre outras coisas, o fim do racismo, do consumismo, mais cuidado com o meio ambiente e maior liberdade sexual.

No que diz respeito ao estilo, o movimento hippie era contra as vestimentas da moda, tendo os hippies criado uma forma bem peculiar de vestir. Havia uma demarcação de gênero menor com o uso das roupas, muitas delas de forte influência oriental (batas e túnicas indianas, saias longas, saris), cores fortes e estampas psicodélicas que remetiam às alucinações provocadas pelas drogas. Roupas rasgadas e furadas, enfim verdadeiros trapos eram bastante comuns, uma vez que roupas e sapatos eram algo pertencente à sociedade de consumo que eles combatiam. Isso quando não resolvia todo mundo ficar pelado!

A indústria da moda se apropriou de vários elementos da indumentária hippie, dando-lhes uma roupagem mais fashion, dotada de mais sofisticação, no estilo chamado hippie chic. Folk e boho também são variantes modernas do hippie.

looks-inspiracao-hippie
Thaila: uma autêntica hippie de boutique

A ideia é ser hippie de uma forma menos óbvia, com o uso moderado de elementos. Todos eles de uma vez você deixa para quando for se vestir à fantasia, combinado?

Fazem parte da estética hippie:

-Bata indiana;

-Saião plissado com print oriental;

-Coroa de flores, bandana ou faixa na cabeça;

-Franjas;

-Adereços de madeira,casca de coco,palha,penas;

-Coletes;

-Jeans, preferencialmente surrado;

-Sandália rasteira, chinelo de couro, bolsa atravessada no corpo;

-Crochê,tricô;

-Blusa ciganinha.

thaila_ayala_estilo-hippie

Look hippie chic 1 – toque oriental

O primeiro look com essa pegada hippie foi pensado num dia de pouca inspiração…mas, aqui pra nós, acabei gostando do resultado! A bossa ficou por conta desse lindo kaftan lá dos primórdios do DDE, que foi devidamente “glamurizado” por calça skinny e salto anabela. Nada de chinela véia de couro hahahaha

hippie-chique

look-hippie

hippie

estilo-hippie

Kaftan – Souq Store

Calça – TNG

Sapato – Via Uno

Bolsa – Arezzo

Look hippie chic 2 – bata hippie

A estrela desse look, que é a coisa mais simples desse mundo, é essa bata que é eu amo de paixão! Mais uma vez os complementos fazem o look hippie ficar mais chic: bolsa amarela para um toque de cor e, de novo, combo jeans skinny + salto anabela. Toques naturais com as pulseiras de madeira. Olha aí:

jeans-branco-hippie

estilo-hippie-chique

detalhe-bolsa-dumond

 mariana-vieira-hippie

Bata – ganhei de presente, veio do Marrocos!

Sandália – Arezzo

Bolsa – Dumond

E, pra finalizar, outras inspirações do hippie chic pra você ver:

look-saia-longa-covet-fashion

2016-03-16_13.26.53

look-do-dia-flare-branca

look-vestido-branco[1]

detalhe-look-onça-branco

Por hoje é só! E você, gosta desse tipo de proposta?

Como sempre, te convido a cadastrar seu e-mail para ser notificado das novidades aqui do DDE! Faça parte dessa comunidade cheia de estilo você também…

bjs