Receita de lasanha de berinjela – delícia light

lasanha-berinjela-receita1

Você pode até ter visto várias receitas de lasanha de berinjela por aí, mas com os segredinhos que eu compartilho no post, vai ficar muito mais fácil, rápido (e gostoso) de fazer essa lasanha light – sem glúten e com pouquíssima gordura. Uma ótima opção para levar na marmita do almoço!

Como manda a cartilha aqui do DDE, essa receita de lasanha é bem fácil de fazer, leva poucos ingredientes e até faz alguma sujeira, mas nada muito complexo de lavar – porque nem eu nem você temos todo o tempo do mundo para ficar limpando panela suja na cozinha, certo? Ainda achei algumas coisas bem interessantes sobre a berinjela (ou beringela, te vira!) : amiga das dietas, ela é pouco calórica, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e é excelente fonte de vitaminas para o organismo. Prática de preparar (não precisa descascar nem remover os carocinhos) vai muito bem em várias receitas, como a da lasanha que a gente vai ver agora.

Lasanha de berinjela

Ingredientes

“Massa”

2 berinjelas médias

Recheio

Queijo em fatias ou ralado grosso (usei nessa receita ricota e queijo minas padrão, mas pode ser outro tipo de queijo. A quantidade depende de você: quanto menos queijo, menos calórica fica a receita. E outras possibilidades de recheio também são bem vindas: frango desfiado, atum, etc.

Molho de tomate

2 latas de tomate sem pele

2 dentes de alho

1/2 cebola média

1 colher de açúcar demerara (pode ser refinado também)

Azeite de oliva

Sal, pimenta do reino e vinagre balsâmico

1 folha de louro e alecrim (aromatizam o molho!)

Comece pelo molho de tomate: bata os tomates com o molho junto no liquidificador. (Aqui vale um adendo: em Salvador, é difícil achar bons tomates, então optei pelo em lata. Molho pronto, extrato ou polpa não fazem parte da minha vida!). Reserve. Pique bem o alho e a cebola, e refogue em um fio de azeite. Quando estiverem transparentes, coloque o tomate batido, a folha de louro e salpique o açúcar, que vai remover o excesso de acidez do tomate; e aguarde até levantar fervura. Dica: nesse meio tempo, vá fatiando ou ralando o queijo a ser usado logo mais.

Pra quê picar alho/cebola na mão se você pode usar o processador?
Pra quê picar alho/cebola na mão se você pode usar o processador?

Após ferver, tempere seu molho com sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico (uma colher basta!) e alecrim. Se tiver manjericão, melhor ainda. Após alguns minutos, desligue o fogo e ponha mais um pouquinho de azeite para ficar uma delícia.

Fatie a berinjela em fatias beeem fininhas, já que elas vão cozinhar no molho. Para que não oxidem, vá acomodando as fatias cortadas em água com sal, até começar a montagem da sua lasanha de berinjela.

receita-com-berinjela[1]

Quando o molho, o queijo e a berinjela estiverem prontos, é hora de montar o prato: faça camadas de molho com beringela e queijo, deixando a berinjela o máximo possível em contato com o molho.

lasanha-de-berinjela-receita[1]

Por último, queijo e um pouco de orégano, se você gostar!

fazer-lasanha-de-beringela[1]

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 50 minutos, ou até que a berinjela esteja macia e transparente. Para reduzir a água, deixe dentro do forno quente após desligá-lo.

E…a lasanha de berinjela tá pronta!

lasanha-de-berinjela[1]

Fica uma delícia com pão torradinha e pode ser o prato principal (eu fui vegetariana, então pra mim não teria problema algum) ou ser um acompanhamento fit de alguma proteína como frango grelhado, por exemplo.

Você sabe mas não custa lembrar: cadastre seu e-mail para ter acesso mais rápido a outras receitas, sempre fáceis, saudáveis e muito gostosas!

Bju

4 ideias sobre “Receita de lasanha de berinjela – delícia light”

  1. Meu maridão faz a melhor lasanha de berinjela do muuuuuuuuundo. E as vezes ele “mistura” com abobrinha tb *.*
    Deliiiiiicia!!!! So yummy =PPP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *