Moda festa – vestido de festa,tipos de traje e mais!

vestido-de-festa-casamento-madrinhaGosto tanto de moda festa que iria fácil a uma por semana! Vestido de festa mais caprichado, penteado, salto alto e claro, a finesse que a gente tem que ter na hora de se vestir para uma festa ou evento importante estão  no artigo! Mas não é só isso: vamos combinar que nem sempre dá para fazer grandes investimentos em uma roupa que a gente veste somente algumas vezes e depois passa adiante, né? Então seguem minhas dicas de moda festa com o melhor custo-benefício possível!

Um primeiro registro que acho super importante de fazer é que nem só de vestidos de festa vive a moda festa. Hoje em dia dá para investir super em mais de uma peça, que pode render combinações diferenciadas e deixar sua produção novinha em folha a cada evento. Também tenho de me policiar para, quando preciso comprar uma roupa dessa, não meter sempre a mão num novo vestido de festa – embora eu ame demais, vale ressaltar!

Num país de clima tropical e de apelo à sensualidade como o nosso, o dress code em eventos festivos também acaba sendo um pouco mais flexibilizado – antes era impensável, por exemplo, ir de vestido mais curto a um casamento noturno. Hoje, respeitando a proporção pouco embaixo e muito em cima (nada de ir peladona, hein garota???) dá para fazer looks lindos, sem passar calor na igreja. A máxima, em minha opinião, só não vale para madrinhas.

É muito fácil folhear revistas ou blogs estourados e se deparar com vestidos assinados por estilistas como Patrícia Bonaldi e Lethicia Bronstein, mas e pobres mortais como a gente, #comofaz? Não se desespere, dá para se vestir linda a uma festa sem torrar os últimos dígitos de sua conta, continue comigo!

A moda festa e o traje correto para a ocasião

Antes de mais nada, qual o mood da festa que você foi convidada a comparecer? Em ordem crescente de formalidade, a gente vai apresentando os looks festa com dicas complementares. Lembre também que as terminologias podem variar, porque não existe consenso entre os nomes dos tipos de festa adotados. Combinado assim?

Traje Esporte

traje-esporte
Camisa e saia bandage: a cara de festas informais em barzinhos e boates

Muitas vezes o nome traje esporte nem é colocado no convite (nessas modernagens de hoje em dia o povo chama é pelo Facebook ou pelo Whatsapp mesmo), mas diz respeito a eventos com uma pegada mais informal: aniversário em salão de festa, churrasco, almoço… assim sendo, fica fácil. Tá quase tudo liberado!

20160918_114721
Partiu

20160918_114543

Blusa M Officer

Short DKNY

Bolsa Billabonng

Chapéu Le Lis Blanc

Um artigo muito acessado do site é o de como se vestir em festa com tema boteco, que também pode ser entendido como festa de samba, churrascada com pagode, e lerêlerê lerêeeee rs

roupa-para-churrasco

20160815_115403

Enfim, gosto muito de pensar que, para essas ocasiões, conforto tem que ser levado em consideração: às vezes faz calor, às vezes a festa rola em área de gramado… se for possível, procure essas informações antes de pensar no look que você pretende usar. Acho que vale a máxima de uma proposta informal acompanhada de um “tchan” – esse “tchan” pode ser um acessório mais poderoso, uma bolsa bacana ou uma “peça statement” – que nada mais é do que uma peça mais marcante, com cara de exclusiva, que quase ninguém teria. Só pessoas mais ousadas como eu e você! #vaigarota

20160917_224233
Todo mundo até pode ser camisa jeans. Mas saia midi de bola…

look-festa-aniversario

20150922_214728

Em termos de tecido, tudo o que verse para o conforto e a informalidade é válido: algodão, viscose, jeans, lycra (desde que não fique marcado).

Traje esporte fino

Subindo um pouco mais a escala de glamour, o esporte fino normalmente é o traje oficial para ser vestir em festas de quinze anos, formaturas, casamentos diurnos, batizados, coquetéis e jantares comemorativos. Optando por vestido de festa, recomendo modelos curtos (sem exagero, claro), ou com um recorte estratégico. Ainda não é o caso se tecidos muito brilhosos (pelo menos não em toda a extensão da roupa) como tafetá ou veludo molhado, mas acho que pega legal modelos em neoprene, renda guipir, crepe… Vestido de festa estampado é uma verdadeira paixão e recomendo muito nesse caso daqui. Jeans, amiga, nem pensar.

traje-esporte-fino
Que tal uma calça de ryca, tipo pantalona?

Bacana também pensar no que vestir para essas festas em duas peças: calça de alfaiataria com cropped, por exemplo, faria uma opção super moderna! Saia rodada mais parte de cima caprichada são ótima pedida para quem é adepta do estilo ladylike. Para as moderninhas, macacão!

Foto: www.anefac.com.br
Tenho essa saia de bordados (outra peça statement) há mais de dez anos!

look-com-macacao-preto

20160813_230730

Horário e local do evento também precisam ser levados em consideração na escolha do look. Não tem jeito: quanto mais “noturna” for a festa, mais caprichada será toda a produção.

vestido-longo-elegante[1]

dsc02351

vestidos-de-renda

Traje passeio/ passeio completo

Avançando um pouco mais, o tipo de festa seguinte é o passeio ou passeio completo. São as produções que a gente faz para comparecer a um casamento noturno ou eventos que exijam esse tipo de traje no convite. Aqui, vale à pena caprichar um pouco mais, com mais cuidado na maquiagem, no cabelo, no salto… Os tecidos que eu recomendaria para vestido de festa são: renda e suas variantes, tafetá, veludo molhado, chiffon; bordados com canutilhos e miçangas brilhosas também elevam o look a um novo patamar.

moda-festa-vestido
Vestido comprado na Zé Paulino!

tipos-de-vestido-de-festa

casamento-vespertino-o-que-usar
Sou doida por vestido de festa longo,confesso
2016-09-25_20-09-07
Direto do túnel do tempo: todos amigos do trabalho!

o-que-vestir-em-casamentos

moda-festa

Alumas makes e cabelitchos para inspirar (todos feitos por mim, prefiro comprar o vestido a pagar pelo cabelo e make, mas vai de cada um, tá?)

20160924_164039

casamento-tarde-looks

20160911_032131

penteado-casamento-civil
Eu que fiz…e amei!

casamento-civil-vestido

Black Tie

Mais chique do que isso, impossível! Numa festa black-tie, as mulheres normalmente usam vestidos longos e de tecidos muito nobres (nada a ver ir de curtinho, miga!). Os homens devem vestir smoking, acompanhados de gravata borboleta – sacou o black tie? Em termos de acessórios, itens mais extravagantes como luvas – desde que você não meta a mão no camarão encapotado com elas – e estolas estão liberados. Sinceramente, eu nunca fui a uma festa black tie. Só acompanho pela TV ; (

Dicas de ouro antes de botar o vestido de festa pra jogo

  • Experimente antes. Parece uma coisa idiota, mas lembre que a roupa pode requerer ajustes (tipo reduzir a barra de um vestido) ou, caso a compra tenha sido feita com antecedência, o modelo ficar mais folgado ou apertado. E você vai deixar para descobrir na hora da festa?
  • Outra coisa: use o sapato pretendido na hora da prova. Só assim você vai ter certeza de que o sapato e a roupa se dão bem (já vi gente pisar em vestido, é uma desgraça completa);
  • Experimentar não é só vestir: é andar, movimentar os braços, passar a mão no cabelo. Só assim a gente vê que tá tudo no lugar;
  • Se for comprar um vestido novo, leve o sapato. Se for comprar os dois, leve o que for comprado primeiro;
  • Em casamentos, a noiva é a estrela. Nunca, jamais e em hipótese alguma, queira aparecer mais do que ela; tente identificar seu perfil – se ela é mais simples, não vá toda trabalhada na ostentação!
  • E se a noiva é você e vai casar no civil, confira o post!
  • Não exagere nos acessórios, principalmente se sua roupa já tiver muito brilho. Você não é jegue de lavagem (quem não conhece a expressão, por favor clique aqui);
  • Se a noiva estipular a paleta de cores das madrinhas, respeite. Super fora de propósito você ficar destoando das demais;
  • Cuidado com cores tipo off white, bege muito claro…fica parecendo branco em fotos com flash, o que gera bafão em casamento!
  • Roupa preta em casamento é ok, menos no altar;
  • Não exagere na altura do salto. Muita gente vai na expectativa de receber o chinelinho, mas nem sempre rola! E os lugares para sentar são limitados. Aí você perde tempo tentando achar, desesperadamente, um canto para aliviar os pés. E a festa perde metade da graça;
  • Se você mesma for se maquiar, teste antes o tipo pretendido. Até peça pitaco das amigas pelo zap (eu adoro!);
  • Amo usar  bermudas “push up” (sem calcinha, #abapha) que deixam tudo no lugar e não marcam de jeito nenhum na roupa. Aqueles peitos de silicone artificiais também são uma mão na roda, especialmente para vestidos decotados ou com as costas nuas;
  • Dê um tempo nos vestidos com jabor, essa moda tá meio passada. Assim como o balonê, que foi febre e agora tá bem out. Até alguém retorná-los à moda de novo…
  • Se a festa for em outra cidade, leve um mini kit de costura com agulha, um pouco de linha da cor do vestido e tesourinha. É tipo seguro: você não espera usar, mas se precisar dele, está lá!
  • Quem usa cílio postiço em festa TEM que levar a cola na bolsa. Ficar com o cílio pendurado é tenso!
  • Compre roupas de festa em lojas especializadas, mas não procure coisas bacanas apenas nelas! Verdadeiros achados podem estar em uma loja de roupa casual que estava fora do seu radar;
  • Em Salvador, quem apresenta custo-benefício, pra mim, são: Caroline França (Shopping Itaigara), Voglio (Shopping Itaigara, Salvador Shopping, Pituba Parque Center); Rose Bernardes (Shopping Itaigara), Domízia (quando o orçamento tá maiorzinho), Pituba; Cambodja (Shopping da Bahia), Io (Salvador Shopping), Dress To (Salvador Shopping), Vibe (Salvador Shopping);
  • Não gosto de alugar, normalmente sai tão caro quanto comprar – com o agravante de que você paga por algo que não é seu!
  • Tá sem grana? Que tal tentar pegar emprestado? Claro que a recíproca é verdadeira: também empreste as suas roupas e seja cuidadosa com as que você pegar…

Por hoje é só! Se faltou algo, por favor, comente abaixo! E se você chegou agora ao DDE, cadastre seu email e fique por dentro de tudo o que rola por aqui- com moderação e respeito, sempre!

Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *