Os sete pecados capitais de estilo – qual deles você comete?

pecados-capitais-estilo

Inspirada que só no filme Seven (se nunca assistiu, não sabe o que tá perdendo!), fiz uma análise dos sete pecados capitais sob a ótica do estilo – e vi que eles têm uma relação muito grande com a nossa forma de entender a moda/estilo pessoal! Um pecadinho de vez em quando não mata ninguém, mas se você se identificar com mais de um desses pecados de estilo, te aconselho a ter muito, muito cuidado…

Vamos mudando ao longo do tempo e nosso estilo sempre é influenciado por um monte de gente. E claro, o momento pessoal de nossas vidas também é um player importante nesse sentido. Mas quantas vezes nos arrependemos de um look um tanto quanto inadequado a uma determinada ocasião, de comprar uma coisa que acabou ficando encalhada no armário; ou nos pegamos querendo vestir uma coisa que nada tem a ver com nosso próprio estilo pessoal só porque tem outra pessoa usando? Continue lendo o artigo para conhecer – e se identificar, quem sabe – com os sete pecados capitais de estilo!

Pecados capitais de estilo – Gula

pecados-capitais-gula

Na sociedade de consumo desenfreado em que vivemos, é comum que sejamos, aqui e ali, dominados pela gula – que no sentido do artigo, diz respeito a uma necessidade desenfreada de consumir: roupas novas, sapatos novos, lançamentos de maquiagem… O perigo por trás desse pecado capital? Simples. A real possibilidade de se embolar com as contas, o risco de adquirir itens repetidos ou que vão parar nas profundezas do armário. Tem ainda a eterna insatisfação gerada por compras que, ao invés de nos fazer sentir completas, dão uma sensação de vazio – e que, teoricamente, só vai ser preenchida por uma nova compra, num terrível ciclo vicioso! O antídoto? Conhecer o que tem e ajustar a escala de valor – que tal investir mais em cultura ou fazer um curso, por exemplo?

Inveja

ice-skating-235543_960_720

Pecado clássico quando os assuntos são moda e estilo, a inveja é aquele sentimentozinho maldoso que teima em perseguir a gente ao olhar os looks da Thássia Naves, por exemplo! Rsrsrs bate aquele recalque, eu sei… A inveja nada mais é do que uma admiração desvirtuada – que provoca um desgosto a respeito da felicidade do outro – e que tende a nos levar ao próximo pecado, a ganância. Essa inveja também pode dizer respeito a padrões de beleza, que por sua vez são um soco na autoestima de muita gente. Eu conheço meninas que não tinham nenhum problema com os peitos até ficar massificado que a mulher só era bonita de verdade se fosse peituda, fala sério! Enfim, ao invés da inveja pura e simples, podemos aprender a nos inspirar, captando as informações de moda das blogueiras famosas e das celebridades em geral. Elas têm acesso antes de todo mundo a sacadas de estilo (que muitas vezes não são delas próprias, vale frisar). Usar looks inspirados (não descaradamente imitados) dessas meninas pode ser um ótimo exercício para multiplicar as possibilidades que nosso guarda-roupa oferece! Ah, e nem precisa dizer que a gente tem que se amar do jeito que é. Ponto.

Exercício de elevação espiritual: ver esse vídeo sem morrer de inveja.

Ganância

paying-1438142_960_720

Quem nunca quis usar um look bacanudo de uma atriz bonitona ou de blogueira famosa? O problema é quando a gente quer o que é dos outros a todo custo, e esse pode ser, portanto, um dos mais perigosos pecados capitais de estilo. Pegar emprestado aquela jaqueta linda da amiga e “esquecer” de devolver é muito, muito feio hein? Também tá rolando com muita força essa modinha de ostentação em várias facetas da cultura pop (jóias escandalosas, logomania); ou a ganância está implícita em músicas como essa pérola do Igor Kannário: “tudo nosso, nada deles”!!!

Tem outro detalhe da ganância que diz respeito à obtenção de status, poder e influência – algo muito trabalhado por marcas de luxo! Falei a respeito nesse artigo aqui.  E claro que defendo, pra quem pode, o uso de itens de altíssima qualidade, desde que a coisa não extrapole e a gente fique se achando “a rainha da cocada preta” só porque está a bordo de uma, sei lá, bolsa Chanel. Bom senso, no final das contas, é a chave para a ganância não virar pecado de estilo.

A ganância também é relacionada à  avareza, que em nosso estilo é aquela resistência a dar um refresh no visual de vez em quando. Defendo que façamos sempre compras conscientes, mas uma comprinha de nada por impulso não mata ninguém de fome, não! Também vale frisar que insistir em usar roupas em mau estado (puídas, manchadas, com botões faltando) e que não se encaixam mais no nosso manequim só para economizar, também são elementos desse comportamento avarento que pode nos dominar de vez em quando. E que nos deixam desleixada e sem graça.

Existem várias formas de dar um update no look sem gastar dinheiro, como nesse amado artigo do DDE! Dá uma olhada.

Outro antídoto legal para a ganância é o exercício da generosidade: doar aquilo que você não usa mais vai te dar mais espaço para suas coisas e ainda ajudar a quem precisa.

Preguiça

pecados-capitais-estilo-preguica

Acontece com todo mundo – inclusive comigo! A preguiça como um dos pecados capitais de estilo se traduz não só naquela fase que a gente não tem o menor saco para pensar em looks ou vontade zero de se produzir, mas também quando a gente fica na zona de conforto e tende a usar as peças de roupa sempre do mesmo jeito! A preguiça é, portanto, uma grande inimiga do estilo e deve ser combatida.

Falta de grana também não vale como argumento para deixar as unhas descascadas, a raiz desbotada ou as olheiras cansadas. Na web tem vários truquinhos baixo custo para a gente continuar sempre linda. Por sinal, se você não leu o post sobre 10 medidas para salvar a pele, tá esperando o quê?

Luxúria

pecados-capitais-estilo-luxuria

Vixe que esse pecado é pura polêmica! A luxúria diz respeito a um estilo excessivamente sexy, mas também a uma atitude inadequada em algumas ocasiões. Há pessoas sensuais por natureza, vale frisar, mas dosar a sensualidade (ou sexualidade!) e usar o bom senso na hora de se produzir podem ser decisivos para uma promoção no trabalho, uma indicação para estágio  ou mesmo uma convivência saudável com amigos e familiares. Casos bem interessantes a esse respeito costumam aparecer no Esquadrão da Moda, em que a pessoa passa uma mensagem equivocada a seu próprio respeito justamente por conta da luxúria no vestir e no agir…

pecados-capitais-luxuria
Tá sensual não, coração!

Ira

Em tempos de internet, muita gente esquece a educação no mundo real e vira uma verdadeira hater da web! Insultar sem propósito ainda pode te render um belo processo nas costas. Sério, a ira é inadmissível mesmo quando a gente vê verdadeiras catástrofes de estilo. Ou quando a gente fica com tanta inveja que perde o controle da situação.

Se você perdeu esse post no Instagram da Thássia Naves, vale à pena dar uma olhada. Paguei pau.

thassia-naves-manifesto-haters

Vaidade (Soberba)

<> at SiriusXM Studios on August 11, 2014 in New York City.

Aqui é preciso a gente ter bastante cuidado para não confundir as coisas. Não é que o gosto pelo belo ou o cuidado que temos com nosso visual seja um dos pecados capitais de estilo. Ser vaidosa ou vaidoso é legal! Aqui, ele diz respeito ao excesso, à vaidade que induz a passar por cima dos outros (ou entupir feeds alheios com suas selfies!). Em tempos de cultura do self, tem gente se preocupando mais em ter seguidores nas redes sociais do que em cultivar relacionamentos saudáveis e baseados no respeito mútuo.

vigorexia

Há ainda os casos de vaidade que levam a comportamentos bizarros, como frequentes cirurgias plásticas, vigorexia (obsessão pelo corpo musculoso), anorexia e uma cacetada de probleminhas psicossomáticos que, em casos extremos, levam até à morte!

E aí, gostaram? Esqueci de abordar algum aspecto dos pecados capitais de estilo? Acho que deu pra ver que entendo estilo de uma forma completa, ou seja, que envolve a forma como nos vestimos e também como agimos diante do mundo. Afinal, sou da área de comunicação e acredito que mandamos mensagens a nosso respeito por meio de nossas palavras, ações e claro, looks do dia! Rsrsrs

Bju

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *