Pão de queijo sem lactose, vegano e gostoso!

pao-queijo-fit-sem-lactose[1]Quem acessa o estilo na cozinha já deve ter visto o pão maromba que eu postei por aqui, mas dessa vez fui ainda mais longe! Fiz um pão de queijo ao estilo mineiro sem glúten, sem lactose, e sem ovo…um lanche fit, vegano e com gostinho de feito na roça!

Sabe aquele aipim cozido que fica sobrando na geladeira? Pois bem, ele será a base. Esse pão de queijo tem pouca gordura e não leva ovo, o que o torna uma ótima opção de lanche vegano. E, como mantra aqui do DDE, essa receita de pão de queijo é super fácil, leva poucos ingredientes e ainda pode ser congelada, para servir para os amigos ou matar aquela fome fora de hora!

Pão de queijo sem lactose – ingredientes

(Rende 20 pães pequenos)

1 xícara cheia de aipim cozido (considere o que na Bahia se chama de aipim manteiga, ele é mais amarelinho e tende a desmanchar com o cozimento. O que fica mais branco e esfarela fácil é o bom para fazer aipim frito, ou macaxeira feita, como se diz também)

1/2 xícara de polvilho doce

1/4 de xícara de polvilho azedo (para facilitar use aquelas colheres medidoras)

sal a gosto

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Olha como é fácil de fazer: comece amassando bem o aipim com um garfo, numa tigela. Despreze as fibras maiores.

massa-pao-queijo-aipim[1]

O pão é muito light: acrescente as duas colheres de azeite de oliva (é toda a gordura da receita) e o sal, misturando mais um pouco. Em seguida, acrescente o polvilho doce e misture bem, ainda com o garfo. Vai ficar uma meleca grossa.

massa-pao-polvilho[1]

Coloque o polvilho azedo, e quando não der mais para misturar com o garfo, sove com as mãos. Caso necessário, acrescente um pouco mais de polvilho azedo.

A ideia é que a massa fique soltinha da tigela, com essa aparência daqui:

massa-pao-vegano[1]

Cubra com um pano de prato e deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos. Nesse meio tempo, aqueça o forno a 260 graus.

Faça as bolinhas e as arrume em uma forma antiaderente. Não precisa untar!

pao-sem-lactose

Dica de ouro: caso faça para congelar, coloque as bolinhas para gelar na própria assadeira, por cerca de 3 horas. Depois disso, pode passar para um saquinho de congelamento – as bolinhas não grudam e você economiza espaço!

Continuando, asse por aproximadamente 30 minutos. Veja bem, como se trata de um pão light, não vai ficar douradão como os pães de queijo gordos que têm por aí, vai. Ele vai inchar um pouco, mas vai continuar com a casquinha branca, ficando mais ou menos assim:

pao-fit-aipim[1]

E quando ele abre, aí sim fica mais amarelinho por causa do aipim:

detalhe-pao-fit-sem-gluten[1]

O resultado final é que esse pão sem glúten e sem lactose é uma versão mais suave, por assim dizer, do pão de queijo tradicional. Claro que é possível acrescentar queijo, mas acho que vale à pena ter esse tipo de carta na manga, principalmente quando a gente quer se manter na linha durante a semana, né?

pao-queijo-light[1]

No DDE tem outras delícias sem lactose, como esta daqui e daqui.

 Espero que você prepare! Fica muito bom (levei para o pessoal da academia e eles gostaram, disseram que eu tinha levado pouco rsrs)…e se tiver alguma sugestão ou quiser me desafiar a fazer alguma versão fit de receita, manda pra mim nos comentários! Bjk

2 ideias sobre “Pão de queijo sem lactose, vegano e gostoso!”

  1. Uauuuuu *.*
    Já quero fazer… e dá próxima vez que fizer, me chame rsrs ;*

    1. Mariana Vieira disse:

      É muito fácil e fica bem gostoso; faça (pode até dar o seu toque pessoal) e depois me conte o que achou! Bjuuu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *