Pão maromba sem glúten e com batata doce!

pao-batata-doce-queijoSaudade de jogar uma receitinha aqui no DDE viu… pão quase não existe na minha dieta, mas de vez em quando dá vontade, confesso. E principalmente de comer pão de queijo, que acho uma das coisas mais gostosas do mundo! Então, para manter a disciplina pelo menos ao longo da semana (sou filha de Deus e me permito umas jacadas) resolvi fazer um pão usando batata doce – quem é da turma da maromba come esse tubérculo dia sim, outro também.

Vamos combinar que enjoa comer batata doce cozida toooodo dia, então acabei fazendo uma experiência bem-sucedida que apelidei carinhosamente de pão maromba! Como manda a tradição aqui do DDE, leva poucos ingredientes, é muito fácil de fazer e faz pouca melequeira. E claro, é fit!

Pão maromba – Ingredientes (rende 10 unidades)

2 batatas doces cozidas e descascadas (usei a da casca roxa)

1 ovo (usei caipira, fica mais amarelinho e natureba)

2 colheres de iogurte natural desnatado

2 colheres de café de fermento biológico

2 colheres de sopa de água morna

1 colher de café beeem rasa de açúcar

Sal

Queijo ralado (eu não usei, mas use uma colher de sopa para dar a intenção de queijo)

Polvilho azedo (o suficiente para formar as bolinhas da massa)

Comece preparando o fermento: a água deve estar quentinha, mas não demais (ou as bactérias responsáveis pela fermentação vão morrer). Junte o fermento e o açúcar e reserve.

Em uma tigela grande, amasse bem as batatas (caso necessário, esquente um pouco no microondas para facilitar). Abra um buraco, junte o ovo e o iogurte. Tempere com sal e queijo ralado (com moderação, senão vira gordice!). Acrescente o fermento (que vai estar quase como uma esponja). Misture. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 15 minutos. Junte o polvilho aos poucos e sove delicadamente a massa, até que seja possível moldá-la sem grudar das mãos. Pré-aqueça o forno a 250 graus. Enquanto isso forme as bolinhas e coloque em uma assadeira pincelada com azeite de oliva – se a assadeira for antiaderente melhor ainda! Leve ao forno e deixe assar até que os pães estejam com a casca dourada.

etalhe-pao-queijo

Ele ficou com a casquinha crocante e o recheio macio – lembrou o pão de queijo mineiro, tirando o fato de que a batata doce se faz presente, claro. Mas posso falar? Para um pão que não leva gordura e não leva aquela quantidade (monstruosa) de queijo como o tradicional, ficou muito bom! Comi todos (abafa). Usei um pouco de requeijão light, acho que é um lanche da tarde ou um pré-treino de altíssima qualidade.

detalhe-pao-requeijao

Nota: a melhor receita de pão de queijo tradicional que eu já fiz é a da vovó Palmirinha publicada pelo Panelaterapia. Para facilitar, tem vídeo no Youtube. Essa é fogo!

Se alguém fizer, por favor joga a tag #diariodestilo no Instagram para eu ver!!! bjs

2 ideias sobre “Pão maromba sem glúten e com batata doce!”

  1. Voce tem outras receitas de alintçao saudavel????? Tipo saladinhs e molhos e coisas praticas???

    1. Mariana Vieira disse:

      Oi Adriana, tenho muitas, sim! Vou publicar especialmente para você, continue acessando! ; *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *