Receita de bacalhau de forno – fácil e rápida!

receita-bacalhau-de-forno

Embora tenha renegado a batata no post sobre tortilha espanhola, a receita de bacalhau de forno aqui do DDE é à portuguesa mesmo: um bacalhau com batata digno de chef – e moleza de fazer, claro!

Sei que muita gente tem preconceito contra o bacalhau; o pobrezinho é um peixe muitas vezes incompreendido e preparado de forma inadequada, fazendo com que as pessoas se arrepiem só de pensar naquele “travamento” provocado pelo excesso de sal! Mas te garanto que com essa receita, bacalhau vai passar a ter lugar cativo em sua casa; você ainda pode fazer bonito em sua receita de páscoa, sem precisar passar horas se descabelando na cozinha. Fica por aí.

Bacalhau de forno – ingredientes

A receita com bacalhau abaixo rende bem para seis pessoas:

500 gramas de lascas de bacalhau (prefiro o do porto, mas pode ser saithe mesmo) – essa quantidade após tratá-lo, certo?

3 e 1/2 cebolas

3 dentes de alho

5 batatas inglesas (média a grande)

100 gramas de azeitonas verdes

1 maço de cheiro verde (coentro e cebolinha)

1/2 litro de azeite de oliva

um pacote de queijo ralado (usei faixa azul, e se você usar o parmesão ralado grosso fica ainda melhor!)

Molho branco (béchamel)

750ml de leite líquido desnatado (qualquer tipo serve)

1/2 cebola

2 colheres de sopa de manteiga

 2 colheres de sopa cheias de amido de milho

um pouco do queijo ralado lá do pacote

noz moscada moída a gosto

1 /2 tablete de caldo de carne  (é pouco mesmo, apenas para temperar e não para salgar!)

Qualquer receita de bacalhau começa com pelo menos um dia de antecedência: coloque o bacalhau para “demolhar” com a pele virada para cima. Use água suficiente para cobrir todas as peças e troque a água de tempos em tempos. O importante é retirar o máximo de sal do peixe (comida sem sal a gente resolve…e salgada demais?)

bacalhau-como-tratar

No dia seguinte, após pelo menos umas quatro trocas de água, coloque um pedacinho na ponta da língua. Se o sal estiver muito presente, faça mais uma troca de água e vá preparando as outras coisas da receita com bacalhau.

Como tratar bacalhau

A pior parte de qualquer prato com peixe, claro, é tratar o peixe. Mas depois fica fácil…eu faço da seguinte forma: separo as partes mais branquinhas e dou uma esfarelada, para retirar qualquer cartilagem; à medida que vai se aproximando da pele, tento puxá-la de uma vez; as partes mais fibrosas da carne também vão pro lixo. Quando o processo termina nervinhos, cartilagens e a pele vão embora, reduzindo bastante a quantidade inicial. Entretanto, como leva outros ingredientes, a receita acaba rendendo.

bacalhau-ao-forno-receita
Não é necessário cozinhar o bacalhau

As batatas podem ir ao forno cruas (quando fatiadas beem fininhas), mas de qualquer maneira acaba levando muito mais tempo de forno. Então as descasquei e coloquei em água fervente, o suficiente para furá-las com garfo. Jogo rápido. Nada de sal, hein.

bacalhau-com-batatas
Ao vencedor, as batatas!

Enquanto as batatas estão lá cozinhando, adiante o molho branco:

Doure a cebola picada na manteiga, até que os pedaços fiquem transparentes. Em seguida adicione todos os outros ingredientes e misture bem, até formar um mingau grosso. Para evitar de o amido de milho empelotar, você pode dissolvê-lo a frio com um pouco de leite.

receita-de-bacalhau-ao-forno

Para dar um tchan no sabor, doure o alho picadinho em um pouco de azeite. Reserve.

Aí você corta a cebola em rodelas, pica bem o cheiro verde e escorre as batatas; tudo pronto, é só começar a montagem do  bacalhau de forno.

bacalhau-ao-forno-com-batatas

Use uma forma refratária grande, pincelando azeite no fundo para não grudar.

Intercale os pedaços do bacalhau com batatas, cebolas, cheiro verde, um pouco de azeitonas, alho e molho. Monte como uma lasanha e em cada camada, regue azeite. A última camada de todas é com molho branco e queijo ralado. Se o molho engrossar demais, é só acrescentar mais leite.

bacalhau-de-forno-facil

Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente para assar – o objetivo é amolecer as cebolas, já que o bacalhau cozinha rapidinho e as batatas já cozinharam. Siga seu instinto e, uns cinco minutos antes de servir, retire o alumínio para gratinar o queijo.

bacalhau-de-forno-com-batata

O acompanhamento ideal desse bacalhau de forno é arroz branco mesmo; a parte mais líquida fica uma delícia, e um bacalhau com batatas cai muito bem num almoço de domingo. Embora tenha alguma gordura, não deixa de ser um prato leve e muito menos calórico que uma feijoada ou churrascão.

É isso! Espero que goste, e cadastre seu e-mail para ficar sempre atualizado com as receitas saudáveis e gostosas aqui do DDE, combinado?

Bjs

4 ideias sobre “Receita de bacalhau de forno – fácil e rápida!”

  1. Menina q receita maravilhosa!!! Meu almoço de sábado…. Beijos!

  2. Tatiana Tosta disse:

    Apaixonada por essa receita. Tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *