Receita de hambúrguer – veggie e saudável

receita-hamburguer-caseiro[1]

A receita de hambúrguer de ricota que apresento nesse Estilo na Cozinha foi feita num momento de muita inspiração… Yay! Ficou uma delícia e que eu super recomendo esse hambúrguer caseiro fácil, vegetariano e rapidinho de fazer. Juro que você não vai se arrepender!

O primeiro registro que eu preciso fazer é que eu não como carne vermelha, então não espere muitas informações a respeito de alimentos com carne por aqui. Como realmente a pegada do hambúrguer ficou bem legal (o meu veggie, no caso), prometi a meu príncipe que faria para ele um hambúrguer de fraldinha, um dos cortes mais recomendados pelos experts para esse tipo de prato. Lembra do post de queijos e vinhos? Vou fazer uma noite de hambúrguer! Rs e mesmo nesse caso, o sabor vai passar longe daqueles hambúrgueres horrorosos que se come em rede de fast food, certo? O hambúrguer gourmet tem gosto de comida, não é feito em segundos e não é entupido de gordura – em que peses os complementos também exercerem papel fundamental nessa composição de carbo + gordura + sal…

Sou adepta de um estilo de vida saudável, mas confesso que aqui e ali me permito também uma comidinha mais trash! Entretanto, sempre defendo adaptações de clássicos da comida pornográfica; a receita de hoje é saudável, saborosa e vai te deixar com gostinho de quero mais…

Receita de hambúrguer caseiro – A ricota é a estrela!

Renderam uns 6 mini burguers. Anota aí:

½ bola de queijo ricota

Um punhado cheio de salsa fresca

2 colheres de semente de gergelim

2 colheres de azeite de oliva

2 colheres de queijo parmesão ralado (prefira o faixa azul)

Sal e pimenta do reino para temperar

Pra variar, essa receita de hambúrguer é ridiculamente fácil: Comece triturando a ricota. Você pode usar um garfo ou um processador, como eu fiz abaixo. Passe para uma tigela onde você possa misturar tudo.

ricota-picada[1]

Corte a salsa bem miudinha e junte ao queijo ricota.

ricota-salsa[1]

Hora de temperar com sal, pimenta do reino e queijo ralado. Acrescente também o gergelim. Para dar “liga”, use o azeite de oliva. Eu não senti necessidade de usar ovo!

Para que o hambúrguer não rache após ser assado, é importante que você seja cuidadosa na hora de moldar. Faça uma conchinha com a mão, coloque uma colher de sopa bem cheia da massa e molde no formato de um disco grosso. Uma espátula ou escumadeira te ajudam a colocar o hambúrguer na forma sem partir. Se necessário, una as beiradas.

Fica assim na assadeira – essa é antiaderente, não precisa untar porque não gruda.

hamburguer-caseiro-ricota[1]

Asse em forno quente por aproximadamente 30 minutos ou até que o fundo esteja douradinho…

Desvire todos e deixe quentinho no forno, já com ele desligado. Pronto!

hamburguer-caseiro[1]

Agora que você já sabe como fazer hambúrguer, vamos às sugestões de consumo!

Você pode colocar dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial… (heheheh) mentira: vou ensinar um jeito de fazer uma cebola caramelizada para acompanhar!

hamburguer-caseiro-detalhe[1]

Por sinal, essa montagem que eu fiz ficou gourmet e sem glúten, porque ao invés de pão, eu montei dos burguers na bolachinha de arroz. Garota esperta!

Receita de cebola caramelizada express

½ cebola média (pode ser branca ou roxa, usei a branca mesmo)

2 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo

1 xícara de água

1 colher de sopa cheia de shoyu ou vinagre de vinho tinto (a cebola do Jamie Oliver leva esse ingrediente, olha aí)

A diferença da minha receita para as convencionais da internet é que ela não precisa de gordura e o tempo de preparo é abreviado (porque elas levam em média mais de 30 minutos para ficarem prontas, que saco!). O segredo é adiantar o cozimento da cebola no microondas.

Corte a cebola em cubos pequenos. Passe para uma tigela com uma xícara de água e leve ao microondas por uns três minutos na potência alta. Fique por perto!

Retira para olhar; elas têm de estar transparentes e macias. Se não estiverem assim, cozinhe por mais um ou dois minutos.

Após, escorra o excesso de água e passe para a panela. Acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhando em fogo baixo até que a água reduza e mistura fique caramelizada mesmo! Necessário mexer de vez em quando para o açúcar não grudar.

Aí, monte bonitinho e caia pra dentro!

receita-hamburguer[1]

Outra sugestão de consumo é levar o hambúrguer caseiro para almoçar com uma massa; nesse caso, fiz um macarrão de arroz com tempero. Fica muito bom também!

hamburguer-fit[1]

Gostou? Espero que sim! Ai, quero comer de novo só de ficar olhando essas fotos…Tem outras receitas bem aqui, especialmente a de cottage que pode virar receita de ricota também!

Faça e me conte como ficou!!! Bjs

2 ideias sobre “Receita de hambúrguer – veggie e saudável”

    1. Mariana Vieira disse:

      Experimenta Dani, fica bom… rs Depois me conta o que achou! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *