Receita de pudim – sem leite condensado!

receita-de-pudim

A receita de pudim que ilustra o post é minha adaptação de uma receita da Dieta Dukan. Eu a deixei um pouco mais fit e prática também, já que pudim sem leite condensado não tem segredo nenhum! Confira a seguir essa opção de doce sem culpa do DDE.

Não fico acompanhando muito as dietas da moda (sinceramente, não acredito em dieta nenhuma, e sim em alimentação saudável mesclada com momentos de prazer extremo hahaha), mas acabei gostando de algumas receitas da famosa Dieta Dukan. Não sou nutricionista e longe de mim opinar sobre a qualidade do método, então bora aproveitar o que ele tem de bom e copiar essa receita de pudim, que leva poucos ingredientes, é bem fácil de fazer e ainda fiz uma calda de ameixa também fit, para acompanhar! Essa sobremesa é proteica, já que leva ovos, não tem qualquer gordura adicionada à massa e ainda tem um pouco das fibras da ameixa, alimento de auxilia na formação do bolo fecal. É muito importante fazer cocô todo dia, viu? ; P

Receita de pudim sem leite condensado

Rende um pudim pequeno com os seguintes ingredientes:

3 ovos

1 copinho de iogurte desnatado

4 colheres de sopa de leite em pó desnatado (ou normal, enfim)

Essência de baunilha à gosto

Adoçante culinário à gosto (usei o da marca Lowçucar)

Calda de ameixa fit (opcional)

12 ameixas secas sem caroço

Cravo

1 colher de adoçante forno e fogão

1 xícara de água (a quantidade pode variar)

Comece pela preparação da forma, para que o pudim não grude (observe que ele não tem gordura). Coloque nela um pouco de adoçante culinário e água, e coloque para esquentar no fogão mesmo. Pelo amor de Deus, proteja as mãos usando uma luva ou pano de prato.

receita-de-pudim-sem-leite
Calda falsa de açúcar

Depois que derreter, espalhe a “calda” pelas paredes da assadeira e reserve.

Coloque os ingredientes do pudim para bater bem no liquidificador. Caso goste de um doce bem doce, capriche na quantidade de baunilha e de adoçante culinário também.

Coloque na assadeira que você já preparou, e leve para assar em forno médio no método de banho-maria por mais ou menos 40 minutos. Como eu sempre digo por aqui, o tempo pode variar em função da potência do forno. Fica de olho!

pudim-sem-leite-condenado
Muito prazer, banho Maria

Enquanto o pudim está assando, passe para a caldinha:

Coloque tudo frio na panela: as ameixas, a água, o adoçante e os cravos.

A calda crua
A calda crua

Quando o aspecto da calda mudar, ou seja, a ameixa amolecer e a água ficar mais escura, separe uma parte delas para bater no processador. Tome cuidado para os cravos não virem junto!

receita-calda-ameixa

Quando estiver bem esbagaçadinha, volte as ameixas à panela e deixe cozinhar mais um pouco. Caso a mistura fique seca demais, é só colocar mais água aos poucos.

Após o pudim terminar de assar, desenforme com cuidado. Passe levemente uma faca pelas laterais da forma e sacuda um pouco para soltar. O pudim é fat free, então é natural que ele acabe tendendo a grudar um pouco. Usei uma forma antiaderente…

Observe que meu pudim ficou mais branquelinho, justamente porque não coloquei açúcar de verdade. Ainda por cima, coloquei pouco adoçante culinário – ele também tem calorias, viu?

pudim-sem-leite

E depois que eu coloquei a calda, ele ganhou um bronze:

receita-de-pudim-sem-leite-condensado

pudim-fit-sem-leite-condensado

Prontinho! Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos seis horas.

Vai ficar igual a um pudim de leite condensado? Claro que não! Mas te garanto que ainda sim é uma opção gostosa para enganar a zica de doce pós almoço ou mesmo depois do jantar. Aí depois de uma semana de disciplina, você se dá uma fatia de torta de presente. Brincadeira.

Espero que façam, e depois venham me contar o que acharam!

Bjin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *