Risoto de Camarão Fácil

Com vinho, cai super bem...

Me desculpe a falta de modéstia, mas mando bem em matéria de risoto! E a receita de hoje é de um delicioso risoto de camarão fácil. Com as dicas desse post, seus risotos vão ficar iguais aos de um restaurante, vai por mim!

Gosto muito de fazer risoto porque é um prato que já agrega uma proteína com acompanhamento. Então é ótimo para receber visitas em clima de informalidade, e seu preparo ágil e sem muita sujeira – desde que algumas coisas fiquem providenciadas antes, e explico melhor essa questão adiante –  te deixa tranquila para interagir com as pessoas! Eu adoro fazer vários tipos, mas o de camarão é rei lá em casa. Detalhe: essa receita de risoto é mais uma daquelas opções sem glúten que eu proponho por aqui, né…

Receita de risoto de camarão fácil

Rende porções generosas para 5 a 6 pessoas

Ingredientes:

 1 kg de camarão descascado e sem cabeça

3 dentes de alho

1 cebola pequena

3 xícaras de arroz arbóreo (nem pense em fazer com arroz normal!)

1 taça cheia de vinho branco seco (pode ser um vinho peba, sem problema)

2 tomates sem sementes

1 ramo de salsa

azeite de oliva

uma colher cheia de manteiga

1 a 1 e 1/2 litro de caldo de legumes ou de frango (usei o de cubinho mesmo)

queijo parmesão ralado (normalmente uso faixa azul e ralo grosso em casa)

Sal e pimenta do reino a gosto

Para que esse risoto de camarão fique saboroso de verdade, há que se ter muito cuidado com a estrela do prato: o camarão. Como você provavelmente vai comprá-lo congelado, recomendo dar um susto no bicho!

Ponha mais ou menos 2 litros de água para ferver. Quando a água atingir fervura, despeje sobre o camarão que vai estar em uma tigela. Ele vai começar a mudar de cor… Conte dois minutos – esprema um limãozinho, se quiser – e escorra a água. Se o camarão estiver com vísceras, por favor, remova! Não fica gosto de cocô, mas é cocô…entende???

Para remover facilmente essas vísceras, use um palito de dente e faça tipo uma alavanca, não é difícil de tirar (Essas coisas que eu descrevo aqui me levam à necessidade  de produzir vídeos. No futuro, gente).

Como camarão é uma carne que apodrece fácil, faça esse processo das vísceras com o camarão já escorrido envolto em gelo. Ao final, reserve ele na geladeira. Te garanto que seu risoto vai ficar muito mais gostoso…olha que lindo o camarão limpinho!

camarao-tratado-risoto

Deixe os outros ingredientes prontinhos antes de partir para o fogão: cebola e alho descascados e picados, tomate picado em pedaços grandinhos (senão ele desmancha todo), a salsa cortada miudinha. O queijo ralado, ralado! Os cubinhos de caldo (usei dois) diluídos em água bem quente – o caldo precisa continuar quente durante toda a receita. E claro, a garrafa de vinho aberta.

caldo-legumes-risoto
Com vocês, o caldin

Comece dourando toda a cebola e alho com um fio de azeite. Quando eles estiverem transparentes, ponha o arroz. É do saco para a panela, não escorra em água.

Após mais ou menos dois minutos, acrescente o vinho. A receita vai cantar!

arroz-risoto

Espere o vinho evaporar e acrescente, com uma concha, o caldo de legumes. Após alguns minutos, ponha o tomate e a salsa também. A ideia aqui é colocar caldo suficiente apenas para cobrir o arroz, certo? E não fique mexendo toda hora, apenas passe a colher no fundo da panela para a mistura não grudar.

como-fazer-risoto-camarao
Adicione o caldo aos pouquinhos…
... e não encharque muito o arroz!
… e não encharque muito o arroz!

Tenha paciência, esse processo demora um pouquinho. De vez em quanto separe um tiquinho do arroz para verificar o ponto.

E o camarão, Mariana?

Calma, menina. Lembra que o camarão já foi pré-cozido? Se você colocar ele nos momentos iniciais dessa fervura, ele diminui e ainda fica borrachudo. Na hora que o arroz tiver atingido o ponto al dente, aí sim você taca o camarão e mistura bem. Regula o ponto de sal e a pimenta. A receita tá bem detalhada, não? Tô dizendo que é fácil…

Aí quando o arroz amaciar mais um pouco, parta para a finalização! Desligue o fogo e ponha a manteiga e o queijo parmesão (deixo uma parte para colocar depois de pronto). Misture bem. A manteiga e o parmesão vão dar aquele aspecto grudadinho ao risoto.

Para interromper o processo de cozimento, tire rapidamente o risoto da panela e passe para pratos individuais – ou, como a preguiçosa aqui, para uma travessa. Enfeite bonitinho com um fio de azeite, mais queijo ralado e um raminho de salsa. E olha como seu risoto de camarão fácil fica bonito!!!

risoto-camarao-facil

 

risoto-de-camarão

Queria mandar um beijo especial às minhas amigas que me enchem o saco para explicar a receita; amores, espero que atenda!

Essa receita é a minha versão – coloco menos gordura e faço o processo do camarão não explicado em outras que têm por aí – mas tem algumas bacanas também no canal do GNT.

E quem fizer, por favor me diz depois o que achou, se teve alguma dificuldade…vou adorar saber! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *