Tipo de corpo e estilo de roupas – por quê saber?

wpid-wp-1451338795532-535x950

Depois de fazer um curso do Senac, vi que é crucial a gente saber o estilo de roupas que se encaixa em nosso tipo de corpo! Dessa maneira, a gente consegue usar a moda a nosso favor, ao invés de tentar vestir peças que, decididamente, nada têm a ver com o próprio corpo. E aí, você sabe qual o seu?

Tem roupas que a gente gosta ao ver nas pessoas, mas sente um desconforto na hora que veste. Há, ainda, quem esteja acima do peso e vive reclamando que nada serve! Conhecer o próprio corpo é um excelente exercício de autoconhecimento e, com as dicas que se seguirão nesse post – que é praticamente uma consultoria de estilo grátis hehehe – você vai entender porque o caimento de certas peças é melhor em alguns tipos de corpo do que em outros, e como a gente pode usar os estilos de roupas que existem para fortalecer os pontos fortes do corpo, bem como disfarçar aquelas imperfeições. É importante registrar que uma das principais coisas que as consultorias de estilo buscam fazer é equilibrar as proporções. Isso porque nós, de uma forma geral, gostamos de simetria e de equilíbrio visual. Coisas que a psicologia já explica há bastante tempo!

A primeira coisa para a gente descobrir o tipo de corpo que tem é muito simples! Você vai precisar disso aqui:

estilo-de-roupas-corpo

O importante não é descobrir quais são as suas medidas, e sim a relação entre elas…então pegue uma fita métrica e meça a frente do seu ombro, da sua cintura e do seu quadril (não precisa dar a volta completa com a fita) e anote o que dá. Com meu próprio exemplo, a título de ilustração, fica assim:

Ombro a Ombro – 38 cm

Cintura – 33 cm

Quadril – 43 cm

Com isso em mente, vamos aos tipos de corpo básicos e ao estilo de roupas que melhor encaixa em cada um deles!

Tipo de corpo “X” ou corpo ampulheta/ estilo de roupas

Esse é um corpo altamente simétrico, em que as medidas dos ombros e dos quadris são iguais ou bem próximas, e a cintura é marcada. Independente de vestir 38 ou 50, você pode ter esse tipo de silhueta, combinado? Algumas famosas têm esse tipo de corpo, confere aí:

estilo-ropuas-corpo-scarlett-johansson
Scarlett mostra que é linda, sem neurose!
Amber Riley, da série Glee
Amber Riley, da série Glee

Normalmente as mulheres que têm este tipo de corpo ampulheta são exuberantes, então o estilo de roupas requer um par de cuidados: valorização da cintura (evitar cintura baixa, que alarga ainda mais os quadris); evitar listras horizontais e roupas excessivamente justas, que podem dar a impressão de vulgaridade. A modelagem reta ou boca de sino no jeans é excelente para o corpo ampulheta!Na parte de cima, blusas com decote em “V” também são favoráveis.

wpid-wp-1451345952988.jpeg

Tipo de corpo “A” ou pêra/ estilo de roupas

Muito comum entre as brasileiras (olha eu aqui, Brasil!), neste tipo de corpo a mulher tem seios e ombros menores que os quadris. Como o peso visual é maior na parte de baixo, é importante equilibrar as proporções dando a ilusão de ombros e seios maiores. Maxi colares e outros truques que deslocam o ponto focal para a parte de cima do corpo são muito bem vindos. Olha algumas famosas que têm essa silhueta:

Iggy Azalea: pouco "arriba", muito "abajo"
Iggy Azalea: puco “arriba”, muito “abajo”
A modelo Fluvia Lacerda
A modelo Fluvia Lacerda

O estilo de roupas que favorece esse corpo é aquele que vem a ocultar o volume do quadril: jeans de lavagem escura e corte reto, saia lápis e mídi, evasê leve e de preferência na barra da saia, perto do joelho. Estampas mais alegres na parte de cima – sim, decotes ombro a ombro e tomara-que-caia são ótimos para que tem corpo pêra! Também vale à pena valorizar a cintura com cortes acinturados e faixas ou cintos.

Evite: calça legging e skinny, modelos afunilados na barra e que destacam ainda mais o tamanho dos quadris; blusas que deixam o ombro caído. Cores fortes e estampas maiores na parte de baixo.

wpid-wp-1451345966259.jpeg

Tipo de corpo “Y” ou corpo triângulo invertido/ estilo de roupas

Já quem tem o corpo em Y tem mais ombros e seios do que quadris. Esse biótipo é comum nas mulheres americanas e europeias. Normalmente os quadris têm pouco ou nenhum volume, então o estilo de roupas mais adequado para esta silhueta procura dar volume e destaque para esta região. Vê só quem tem esse tipo de corpo:

leticia-spiller-corpo-y
Letícia Spiller…
...e Luana Piovani
…e Luana Piovani

O estilo de roupas mais adequado para este biótipo, como já dito, reforça o quadril: Saia godê ou com estampas e texturas maiores que no busto, pantalonas e bermudas mais soltas. Caso tenha este tipo de corpo, evite roupas muito justas e decotadas no busto, decotes canoa, ombro a ombro e tomara que caia, que dão a ilusão de seios maiores. Já blusas transpassadas são bem vindas, ajudando também a afinar a cintura. Batas e túnicas por cima da calça também darão mais volume e destaque ao quadril de forma equilibrada.

wpid-wp-1451345975871.jpeg

Tipo de corpo “H” ou corpo retângulo/ estilo de roupas

O último biótipo é o corpo “h”, em que as medidas dos ombros, cintura e quadril são muito parecidas. É necessário, portanto, valorizar a cintura das moças que têm esse tipo de corpo, como essas famosas daqui:

Sim, a própria!
Sim, a própria!
E Letícia Birkeheuhjghfiudg também...
E Letícia Birkeheuhjghfiudg também…

O estilo de roupas mais legal para vestir as meninas leva em conta essa necessidade: Blusas e camisetas acinturadas, cintos ou faixas escuros para afinar a cintura; modelos transpassados em geral.

Saias evasê e acinturadas são muito bem vindas. Modelos com cintura mais baixa dão a ilusão de quadris mais largos.

Quem tem esse tipo de corpo deve evitar calças de cós largo, cortes de calça muito retos, que deixarão o corpo mais reto ainda….além de peças que escondam a definição da cintura, já que é o ponto focal de destaque para equilibrar as proporções desse corpo.

wpid-wp-1451345958899.jpeg

Claro que aqui são truques para favorecer; importante mesmo é a gente se vestir do jeito que gosta, mas quando a gente consegue potencializar o que tem de bonito a coisa toda fica mais interessante, não? Conta pra mim o que achou do artigo, adoraria saber como é sua relação com o próprio corpo!

E não esqueça de cadastrar seu e-mail para receber esses e outros artigos recheados de informação…bj

2 ideias sobre “Tipo de corpo e estilo de roupas – por quê saber?”

  1. Gabriela Sales disse:

    Fiquei na dúvida de qual o meu tipo (X ou A). E agora? Começa a caça à fita métrica. Rsrs…

    1. Eu também sou quase um “híbrido” entre o “A” e o “X”; importante mesmo é vestir o que te faz bem, conhecer as regrinhas e saber quando quebrá-las! Bjuuuu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *